“Quem anda sempre com o tanque na reserva pode… ficar parado no meio do caminho”, brinca Henrique Pereira, membro da Comissão Técnica de Motores Otto da SAE Brasil. Brincadeiras à parte, o engenheiro diz que, a princípio, rodar ocasionalmente com o carro depois que a luz da reserva acende não acarreta prejuízos à mecânica do veículo. No entanto, se isso virar um hábito frequente, o carro poderá sentir algum efeito colateral.
Em casos extremos, como rodar com o nível no limite da reserva, pode ocorrer superaquecimento da bomba de combustível. Se isso acontecer, mais uma vez o motorista poderá ficar parado no meio da rua. Para evitar dores de cabeça motivadas por falta de combustível ou troca prematura de componentes, o recomendável é rodar com ao menos ¼ do tanque preenchido.
Fonte: https://revistaautoesporte.globo.com/Oficina/noticia/2013/10/rodar-com-o-tanque-de-combustivel-na-reserva-pode-danificar-algum-componente-do-veiculo.html